sábado, 9 de fevereiro de 2013

Umbu que te quero


PARA COMER




Se eu te perguntar: -“Já ouviu falar em umbu?” você certamente dirá que “sim” e até poderá questionar: -“Mas não é embu, ou imbu?”. Agora se a pergunta for: -“Já comeu umbu?” possivelmente a resposta será “não” e acompanhada por um “creeedo!”.

Pois bem, o umbu é uma fruta deliciosa que tive o prazer (enorme) de conhecer e comer, é lógico, numa das viagens que fiz ao Pernambuco (terra natal dos meus pais), e olha, gostei muito!!!
Ele é meio azedinho e meio docinho (mesmo em sua maturação), é verdinho e suculento e conforme vai madurando vai ficando assim amarelado... Mas como tudo o que é bom tem um “preço”, o desta frutinha é que ela é bem difícil de ser encontrada por aqui. Como disse, a primeira vez em que experimentei foi numa viagem a Caruaru - PE, pois o umbu é comumente encontrado no Nordeste brasileiro. Foi lá também, inclusive no mesmo dia, que conheci a carambola e a ceriguela (esta última confesso que não gostei muito, o sabor faz lembrar o cajú).

Há pouco tempo, mais precisamente no natal de 2012, toda a família na casa dos meus pais, festa cheia, todos alegres, eis que aparece meu primo, o Orlando, com um saquinho de umbus: -"Olha, a Tina encontrou um cara vendendo umbu e comprou este saquinho..." daí ele abre o singelo presente digamos assim, coletivo. Agora pense: casa cheia, família de imigrantes nordestinos, casa cheia, todos gostam de umbu, casa cheia, um saquinho com uma fruta deliciosa e dificílima de encontrar, casa cheia... Resultado: nenhum umbu sobrou para contar história e nem para mim que sou mais boba =/

E fiquei a noite toda atrás do meu primo: -"Poxa Orlandinho, nem um para mim, nadinha né?" e blá blá blá...

Daí, passado este tempo, eis que meu querido esposo chega do trabalho esta semana e diz: -"Fecha os olhos e abre a mão", e eu, curiosíssima atendo ao comando: -"Hum, nossa, o que é isso?" eu pergunto a ele apalpando o pacotinho: -"Você tem que adivinhar", diz ele. Então resolvo sentir o cheiro: -"Huuum, éééé, umbu???", abro os olhos e me deparo com este lindo pacotinho de umbus junto a uma doce frase do Diogo: -"Eu vi um cara vendendo na rua e lembrei que você ficou com vontade desde o natal...".



PARA OUVIR



Essa também está na lista das minhas canções favoritas: "Dare you to move" do Switchfoot. Amo, amo, amo!!!!!

*Ficadica! 
"God bless you"!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...