segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Purê de batata - A saga do feriado 6

PARA COMER



Bem, depois de uma overdose de frutas dos últimos posts, desde o início da saga do feriado, vamos a uma receita salgada porque aqui meu caro leitor, não é casa de formiga =)

Purê de batata é um dos pratos que me remetem à infância...
As lembranças da minha linda mãe cozinhando no domingo, a casa cheia (como sempre), minhas irmãs cada uma fazendo algo: uma colocando a mesa, a outra eliminando a louça da pia, a outra ajudando a mamãe com as panelas... E eu? Ah, nessas minhas lembranças eu era criança, lembra? Eu ficava ao redor delas, com os olhos na altura da bancada da pia, espiando e esperando só pela hora de comer =)
Ou, estava com meu pai na sala, assistindo TV e recebendo o afago dele, meu velhinho ;)
Ou ainda, estava a brincar com meus sobrinhos... Não, eles não eram mais novinhos, mas quase da mesma idade que eu :D
Talvez não tenha mencionado antes, mas minhas brincadeiras e peripécias foram ao lado dos meus sobrinhos, apenas 3 anos mais novos. Acontece que quando nasci, meus irmãos já estavam na adolescência (os 5 irmãos!,) então cresci junto com os filhos deles, que até hoje sinto estranheza em chamá-los de sobrinhos, do mesmo modo que eles não me chamam de tia, pois nossa convivência era mais para irmãos ou quem sabe primos! 

Voltando ao purê, este é um dos meus pratos favoritos até hoje!
Assim cremoso, quentinho, huuuum como amo!

Tenho certeza de que vocês vão gostar ;)


Purê de batata
Rendimento: 06 porções
Tempo: 25min.

Ingredientes:


  • 04 batatas (tipo inglesa) médias
  • Leite
  • ¼ xíc. (chá) de vinho branco
  • 03 colh. (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Preparo:


  1. Lave bem as batatas e pique-as em cubinhos pequenos.
  2. Coloque-as numa panela e despeje leite até encobrí-las (não tem uma medida exata, apenas coloque leite até que elas fiquem submersas, vide foto abaixo).
  3. Cozinhe as batatas em cubos no leite, em fogo médio por aproximadamente 10min. ou até que estejam "molinhas", sempre mexendo, cuidando para que elas não grudem no fundo da panela, nem para que o leite transborde ou seque, se necessário for, coloque mais leite.
  4. Esta técnica parece ser mais trabalhosa ou custar um pouco mais do que cozinhá-las na água, mas eu garanto: o sabor ficará inconfundivelmente melhor, bem como a consistência mais cremosa!
  5. Após cozidas, desligue o fogo. Passe-as pelo espremedor de batatas na própria panela, e em seguida volte-as ao fogo baixo e acrescente o vinho e a manteiga.
  6. Mexa bem para encorpar os ingredientes, cuidando para o purê não grudar no fundo da panela.
  7. Acerte o sal e finalize com a pimenta-do-reino moída na hora, sempre mexendo. Sirva.



Batatas em cubos para cozinhar no leite

DICAS:

As cascas da batata podem e devem ser aproveitadas. O chef brasileiro Alex Atala, internacionalmente conhecido e respeitado, trata muito sobre este tema, em aproveitarmos 100% os alimentos. Este também é um assunto para ser discutido em Gestão Ambiental (matéria que leciono).
Seguem duas sugestões:

Use as cascas como adubo para plantas. Elas podem ser colocadas diretamente na terra ou  em compostagem. Leia mais sobre aqui e aqui.


Uma das minhas plantas com cascas de batatas como adubo

Outra sugestão é consumi-las. Sim, ficam deliciosas!
Basta aquecer numa frigideira um fio de óleo e fritar as cascas previamente lavadas e secas com um papel toalha. Frite-as até que dourem, mexendo sempre para não queimarem, aproximadamente 5min.
Coloque-as em um recipiente ou prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo e tempere com sal a gosto ;)




PARA OUVIR

Gosta de Elvis? Mas já ouviu algo assim? AMO!!!!!!!
''Amazing Grace"



*Ficadica
"God bless you!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...